Capão Bonito possui ponto de coleta para pneus inservíveis

PNEUS – Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública, e visando buscar uma solução para que isso não aconteça, a prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, formalizou um Convênio de Cooperação Mútua com a Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, para a abertura de um Ponto de Coleta de Pneus inservivéis recolhidos pelo serviço de Limpeza Pública, ou mesmo aqueles encaminhados por borracheiros, lojas de pneus, particulares e outros.

Segundo o secretário de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr. (Buiu), a prefeitura cedeu o local dentro das normas específicas de segurança para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. Nós comunicamos à Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões.

A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados.

Na terça-feira, 20/04, foram recolhidos em Capão Bonito pela Reciclanip cerca de 2 mil pneus inservíveis, onde foram encaminhados para destinação final.

Após a coleta de pneus, o material passa por um processo longo. Primeiro os pneus são cortados, depois triturados e então, podem ser considerados reciclados.

O reaproveitamento dos pneus resulta em novos produtos como: asfalto ecológico, piso antiderrapante, fonte de calor para empresas de cimento, combustível alternativo para caldeiras, solados do sapato entre outros.

“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos para casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, comentou o secretário Reinaldo Buiu.

Para uma melhor organização de transporte, serão adotadas algumas regras para o momento de recolhimento dos pneus e a Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente comunica que em breve estará realizando uma reunião com os borracheiros e lojas de pneus.

Para contribuir com a coleta de pneus é muito simples, os moradores e empresas podem levar os pneus até o ponto de coleta e não esquecer de levar o CPF ou CNPJ.

ENDEREÇO:

Rua 11, Bairro J. Santa Izabel, próximo ao Centro de Tropeirismo.

FUNCIONAMENTO :

Todas as quartas-feiras (exceto feriados) das 8h às 11h.

INFORMAÇÕES:

Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente